1. Rotular equipamentos importantes para evitar perda e roubo…
Utilize etiquetas de identificação, nomeadamente: códigos de barras, números de série, entre outros, de forma a aumentar a segurança e a eficiência do dispositivo no departamento de TI.
Por exemplo, com etiquetas de identificação nos produtos irá simplificar os procedimentos e reduzir o extravio.
Ter um software dedicado no registo de ativos e automatização de notificações vitais também poderá ser benéfico.
Embora este processo não seja totalmente automático, as pessoas que precisam desse aviso serão informadas das atualizações do inventário de hardware para depois proceder à atualização.
2. Usar módulos de inventário para rastrear ciclos de vida…
O uso regular de um equipamento poderá levar ao seu desgaste.
Por isso, a solução passa por operar através de um módulo de inventário que permite armazenar, editar e visualizar informações e imagens para cada peça e o número de montagem do inventário.
O software de gestão do inventário de hardware pode registar até as taxas de depreciação, que permitem descobrir se determinado stock deve ser substituído ou recuperado e pode ainda fornecer informações sobre a manutenção necessária no futuro.
3. Programar uma manutenção regular…
A manutenção do computador é a melhor forma de garantir que todos os sistemas e equipamentos têm um nível de qualidade de reparo, pois qualquer quebra no desempenho do hardware pode diminuir os níveis de eficiência.
Um bom software de gestão do inventário de hardware tem assim a capacidade de enviar alertas de erro antecipadamente, com 2 principais vantagens: evitar atrasos no fluxo de trabalho e aumentar a produtividade.
4. Habilite compras automatizadas…
A compra automatizada permite-lhe criar uma lista de materiais e ativos necessários no negócio, seja de forma recorrente ou por tempo limitado.
O software de gestão do inventário de hardware pode armazenar também todas as informações para solicitar um novo stock, sem atrasos, o que pode também ser funcional na estabilidade do orçamento e manutenção dos fluxos de trabalho simplificados.
Recomendamos que mantenha sempre um registo dos detalhes do fornecedor para agilizar este processo.