Potenciadas pelo desenvolvimento tecnológico, nos últimos tempos, houve uma evolução das ferramentas utilizadas nas empresas, permitindo-lhes obter mais informações sobre os seus clientes, até então, exclusivas às grandes empresas.
Neste artigo damos-lhe a conhecer as 5 ferramentas tecnológicas que contribuem para o crescimento das PME (Pequenas e Médias Empresas).
1. Sistemas de planeamento de recursos empresariais (ERP)
Os sistemas ERP consistem numa ajuda imprescindível na gestão dos recursos das empresas com presença no online, como na gestão de stocks e o acompanhamento de todo o processo de vendas, integrando-os num único processo. Funcionando como uma ferramenta fundamental para a gestão de projetos.
Estes utilizam a Machine Learning e a Inteligência Artificial, contribuindo para a automatização de todos os processos, como também no fornecimento dos dados mais importantes para o negócio em questão.
2. Provedores de serviços de pagamento (PSP)
Os PSP são fundamentais para todos os negócios que tenham qualquer comércio online, pois oferecem vários métodos de pagamento aos clientes. Estes, são completamente responsáveis por todos os processos de transferências de pagamentos eletrónicos, garantindo o pagamento das faturas a tempo e na receção do feedback dos consumidores.
3. Tecnologia de gestão da relação com o cliente (CRM)
Este tipo de ferramentas tem um foco especial mais direcionado para o cliente, melhorando a sua experiência de compra, ao aceder ao seu histórico e aos problemas que possam ter sido detetados ações anteriores.
Os CRM mais avançados permitem maiores e mais exímios detalhes sobre o engagement (engajamento) dos clientes nas redes sociais.
4. Ferramentas analíticas
Atualmente, qualquer empresa tem acesso a variados dados sobre os seus clientes, contudo é necessário saber analisar essas informações pois caso contrário de nada servem para o negócio.
Uma ferramenta que veio melhorar imenso o processamento e a posterior análise de dados foi a Cloud, permitindo identificar fraudes, personalizar a experiência do cliente e otimizar os seus preços.
5. Soluções de entrega
Esta última ferramenta, mas não menos importante, interliga-se com os processos logísticos.
Com foco na gestão e no acompanhamento de entregas (encomendas), para que as empresas consigam gerir fluxos de trabalho, redução de custos e a satisfação constante dos seus clientes.
Orientando os prazos de entrega, os mecanismos de seguimento de encomendas em tempo real e o tão importante, sistema de devoluções.