Como vimos anteriormente, o processo de Avaliação de Desempenho é fundamental para as empresas nos dias de hoje. No entanto, são vários os métodos possíveis de implementar, mas independentemente do processo utilizado, é necessário observar alguns parâmetros num processo de avaliação de desempenho, que aqui destacamos:
Observação regular
Deve ser feita uma análise regular e diária do comportamento e projetos desenvolvidos pelos respetivos colaboradores, mas também ao relacionamento interno entre equipas, qualidade dos trabalhos desenvolvidos e no grau de comprometimento com a empresa.
Com estas análises e para promover a evolução dos colaboradores, os responsáveis da empresa devem dar um feedback regular sobre o progresso de cada um, apontando os pontos a melhorar e esclarecendo as possíveis dúvidas que possam surgir.
Autoavaliação
O processo de autoavaliação permite que os colaboradores possam destacar os seus próprios pontos fortes e os que carecem de aprimoramento. Este tipo de avaliação promove a reflexão e autoconhecimento, respondendo aos critérios de avaliação previamente definidos pelos líderes e responsáveis dos recursos humanos, tendo em conta os objetivos da empresa.
Avaliação de equipas
Neste caso de avaliação, os colaboradores pertencentes a um mesmo departamento ou equipa avaliam-se uns aos outros.
Quando existe uma avaliação de equipas, os responsáveis conseguem perceber se todas as equipas estão alinhadas entre si e com os mesmos objetivos da empresa, devendo prestar especial atenção à comunicação e relacionamento dentro da equipa, de forma a perceber como podem promover uma melhor colaboração e troca de conhecimento e experiências e atingir os objetivos internos estipulados.
Avaliação direta (ou 90º)
O processo de avaliação direta acontece quando o respetivo líder direto avalia todos os membros pertencentes ao seu departamento e equipa.
Como o contacto com o trabalho desenvolvido pelos colaboradores é mais próximo, conseguem percecionar mais facilmente os seus pontos fortes e os pontos a melhorar.
Avaliação 180º
Neste tipo de avaliação, para além dos colaboradores serem avaliados pelo seu líder direto, abordado no modelo de avaliação anterior, também avaliam os respetivos líderes. Isto permite que os responsáveis recebam feedback sobre o seu próprio trabalho, promovendo a melhoria do ambiente interno das equipas e departamentos.
No entanto, o resultado das avaliações dos líderes será analisado pelo departamento de recursos humanos. Assim, além de se identificarem possíveis melhorias dentro da equipa, são também destacadas melhorias da liderança.
Avaliação 360º
Muito comum nas grandes empresas, este topo de avaliação permite que todos os colaboradores sejam avaliadores e avaliados, independentemente do seu lugar hierárquico da empresa. Assim, cada elemento faz a sua autoavaliação, avalia a sua equipa, os seus superiores e os seus subordinados.
Como se trata de um modelo de avaliação muito complexo, este método requer uma análise mais intrincada. No entanto, permite uma identificação mais clara dos problemas e oportunidades da empresa.