Algumas lições aprendidas com a pandemia

A pandemia impactou imenso a nossa vida pessoal e profissional.

Todas as empresas tiveram de se adaptar a novas formas e modelos de trabalho, bem como novas medidas no combate e a adaptação à situação vivida nos últimos tempos.

Ao longo deste artigo apresentaremos algumas dos aspetos e lições com mais destaque que a pandemia deixou nas empresas.

  1. Controlo das despesas

O controlo das despesas não é algo novo para as empresas, no entanto, estas tiveram de exercer um maior controlo neste âmbito de forma a potenciar e aumentar a liquidez dos seus respetivos negócios.

  1. Linhas de crédito

Muitas empresas numa tentativa de sobrevivência no mercado pós-Covid-19 e mesmo no período em que a pandemia se encontrava no seu pico, viram nas suas necessidades a abertura de linhas de crédito, de forma que as empresas possam usar ou não, uma quantidade de crédito consoante as suas carências.

  1. Automatização de processos

Com o período pandémico vivido, os modelos de trabalho, como já referimos noutros artigos, tiveram de se adaptar e visualizamos uma evolução gigantesca no que diz respeito a novas formas de trabalho, nomeadamente o teletrabalho.

Para que este modelo funcionasse em perfeitas condições sem colocar o bom funcionamento e sucesso das empresas, a evolução tecnológica com ferramentas capazes de automatizar processos também evoluiu ao mesmo passo. Nota-se assim, um desenvolvimento nos processos de digitalização e automatização no mercado de trabalho.

  1. Vendas online

Um hábito que a pandemia e o posterior confinamento nos trouxe foi a constante aquisição e compra de produtos e serviços no online.

Atualmente é imprescindível uma empresa possuir uma loja online para os seus produtos e também serviços, um aspeto fundamental para que estas possam manter as suas linhas de negócio em pleno funcionamento e potenciando o seu sucesso no mercado atual.

  1. Novas perspetivas

Num período pré-pandemia, as medidas de prevenção dos riscos profissionais para as empresas focavam-se essencialmente no aspeto físico dos seus colaboradores. Hoje, após um período intenso de confinamentos e perdas constantes devido ao vírus, o paradigma organizacional alterou-se, dando agora especial atenção ao cuidado do aspeto psicológico dos seus funcionários.

  1. Modelos de negócios flexíveis

Relativamente às áreas de gestão e da organização empresarial, as empresas aprenderam inevitavelmente uma lição importante, aprender a entender e flexibilizar os seus negócios.

Esta flexibilidade diz respeito à adaptação dos métodos de produção e do seu modelo de negócio, desenvolvendo planos B’s e até C’s para que as empresas possam recuperar a sua faturação.

Um exemplo desses casos é por exemplo de indústrias têxtis que em pouco tempo se transformaram em produtores de máscaras faciais, adaptando o seu modelo e procedimentos de trabalho.

  1. Seguros de saúde

Na sequência dos problemas de saúde associados muitas vezes à pandemia, as empresas cada vez mais apostam no incentivo aos seus colaboradores através de seguros de saúde e de vida, constituindo uma vantagem dedutível para as organizações.

Com estas medidas e lições para as empresas, pode adaptar o seu negócio e prepará-lo para todas as crises possíveis de surgirem na vida da sua organização.

Torne a sua empresa mais saudável do ponto de vista financeiro, produtivo e acima de tudo, humano! Tornando-a mais forte para qualquer circunstância possível.