Big Data

Aplicações de Big Data a utilizadores comuns

O termo Big Data traduz-se num conjunto de dados enorme, rápido e complexo, com necessidades de auxílio de ferramentas tecnológicas para a sua análise.

Atualmente, as organizações colecionam um enorme volume de dados originários de um número vasto de fontes, permitindo e fornecendo informações importantes para a tomada de decisões acertada para os seus negócios.

Com o crescimento da Internet of Things (IoT), os dados fluem para as empresas a uma velocidade sem precedentes e devem ser tratados de forma rápida, exigindo a necessidade de análise em tempo real desses respetivos dados.

Contudo, não são só as empresas que têm acesso ao Big Data no seu quotidiano, existindo algumas aplicações aos utilizadores comuns, entre as quais estão estas 4 que aqui destacamos:

1. Comunicações e Entretenimento
Quando se fala da aplicação do Big Data ao dia-a-dia dos consumidores comuns, logo surge o exemplo tão conhecido da área do entretenimento.
Os utilizadores conseguem facilmente colecionar e utilizar o conteúdo social, entendendo os seus padrões de utilização.

Complementamos este exemplo com a aplicação do Spotify, que utiliza o Big Data para aglomerar milhões de dados e fornecer as tendências e propostas musicais indicadas para cada utilizador com base nas suas preferências e dados recolhidos sobre os mesmos.

2. Marketing
Com a evolução exponencial, nos últimos tempos, do Big Data, torna-se possível colecionar um grande volume de dados sobre os gostos e preferências dos consumidores, bem como existe um fluxo de dados de desempenho medindo a eficácia das campanhas de marketing existentes.

3. Transportes
As aplicações com mapas atualizados são a prova mais rápida de como a navegação foi transformada pela tecnologia, com a maioria dos utilizadores de smartphones a depender dos seus dispositivos para obter informações.

Essas informações, disponibilizadas ao utilizador comum, e influenciadas pelo Big Data, afetam a forma como tudo se move, incluindo os meios de transporte.
Por exemplo dos automóveis que, através de sensores a bordo e conexão IoT.

4. Saúde
A área da saúde está a sofrer também impacto do Big Data, graças às suas ferramentas de diagnóstico dos seus pacientes. Alguns exemplos são o monitor de frequência cardíaca que vemos nos relógios inteligentes (smart watches) ou o monitor de temperatura de pele.
Estes dispositivos podem armazenar dados
biométricos ao longo de todo o dia, em vez de o fazer apenas durante as consultas médicas.