Certamente que já ouviu falar do tão importante Certificado Digital Qualificado!
Mas afinal o que é ao certo este certificado?
Um ficheiro eletrónico autenticado, que garante a identificação de entidades e/ou pessoas para fins de reconhecimento e autenticidade da origem de documentos e da integridade do respetivo conteúdo.
A qualificação do certificado provém de entidades devidamente credenciadas, garantindo a credibilidade e legitimidade de todo o documento.
E se pensa que este assunto não lhe diz respeito, desengane-se!
Este documento é um requisito legal para as empresas e com imensas vantagens aplicáveis ao seu negócio, que aqui destacamos:
- Diminuição do risco de fraude
Como todos os documentos fiscais enviados digitalmente precisam deste certificado, há assim uma maior segurança e legitimidade, evitando situações de fraude e engano.
- Aumento da confiança
Este ponto interliga-se imensamente com o anterior, porque a necessidade de certificar documentos fiscais digitais, assegura uma maior segurança junto de quem os recebe, diminuindo o risco de estes serem adulterados.
- Facilidade dos processos de gestão de faturação
Como os documentos fiscais passam a ser facilmente agilizados no digital, estes são integrados rapidamente nos sistemas de faturação, melhorando a eficácia do processo financeiro e diminuindo os respetivos processos, traduzindo-se num aumento dos recursos e da liquidez do seu negócio.
É necessário, perante este cenário, que a sua empresa possua um bom software ERP para agilizar todo o processo de gestão da sua empresa, aplicando o seu tempo no que realmente importa no seu negócio!