A transformação digital é um processo cada vez mais urgente e para que a transição seja feita com sucesso nas pequenas e médias empresas existem fatores relevantes a ter em consideração.
Com a pandemia de 2020/2021 foram muitas as empresas que não sobreviveram no mercado, um cenário que potenciou ainda mais o processo de evolução do digital, porque muitos negócios sem presença no universo online acabaram por não aguentar as flutuações do mercado.
Assim, as organizações tiveram (e ainda têm) uma necessidade absoluta de adotarem novas formas de relacionamento com clientes e colaboradores para permanecerem ativas no seu setor de atividade.
Contudo, as PME com mais restrições a nível orçamental e de recursos mantêm alguma resistência em avançar nesses processos. Observam, atualmente, o avanço tecnológico como um investimento desnecessário ou complicado, privilegiando as estratégias mais convencionais.
Todavia, atuar no digital hoje já não é uma opção, mas sim uma necessidade para dar resposta ao paradigma vigente, por isso é muito importante que as PME conheçam os parâmetros necessários para que um programa de digitalização digital seja bem-sucedido, onde destacamos:
1. Experiência do Cliente
É necessário compreender cada etapa de interação do cliente para experiências de excelência, personalizadas e adaptadas às expectativas dos consumidores. Desta forma estará a melhorar a sua relação com as organizações.
2. Canais Digitais
As empresas e as marcas devem estar nos vários canais digitais utilizados pelos clientes, através da criação e desenvolvimento de lojas online enquadradas em marketplaces ou landing pages capazes de aumentar a visibilidade dos negócios.
3. Experiência do Colaborador
As boas experiências dos colaboradores aumentam a credibilidade da marca, bem como a probabilidade de venda dos seus produtos e serviços. Assim, as marcas devem disponibilizar sempre os meios necessários para que os seus RH possam, em formato remoto e eficiente, continuar a acompanhar toda a atividade operacional.
4. Excelência Operacional
As empresas devem também procurar e implementar novas formas de utilização de tecnologia e dados, simplificando todos os processos operativos.
A análise dos dados e informações relevantes à gestão das empresas e dos negócios estão a ser potenciadas pela evolução do digital e assim já é possível hoje conhecer as necessidades e objetivos dos clientes e consumidores para tomadas de decisão focadas e orientadas para os mesmos.
Após a definição do programa de transformação digital é imprescindível executá-lo, monitorizá-lo e implementar as melhorias, sempre que necessário. E aqui as pequenas e médias empresas têm uma vantagem suplementar, porque perante a capacidade de efetuar mudanças, algumas são mais ágeis comparativamente a organizações
maiores. Possuem também uma maior facilidade em criar e fomentar relações próximas e sólidas com os seus colaboradores e clientes.