Inteligência Artificial

Como aplicar tecnologias IA aos negócios

Hoje existem imensas marcas/empresas que ao longo dos últimos anos têm desenvolvido imensas aplicações com tecnologia IA para gerir os seus negócios.
Estas ferramentas de IA admitem imensas finalidades, entre as quais destacamos os seguintes benefícios:

 

  1. Análise de dados
    Uma das áreas mais desenvolvida pelas empresas para compreender e analisar dados, que permitam aumentar o número de vendas e clientes, focando os seus serviços e produtos nas necessidades reais do
    público.
    A análise de dados dos comportamentos dos clientes, desejos e tendências, hoje é reconhecida como uma métrica fundamental à evolução do número de receitas das empresas.

  2. Detetar anomalias
    Ao analisarmos continuamente os dados, a IA permite-nos também examinar indicadores de desempenho, de forma a detetar problemas que possam surgir, antecipando a causa desses problemas, ajudando a tomar as medidas certas e/ou adotar novas estratégias de negócios.

  3. Aumento da lucratividade
    Com análises constantes conseguimos estimar vendas, controlar stocks de produtos e, muito importante, estudar e conhecer as principais tendências do mercado.

  4. Recomendação
    Os sistemas de AI permitem destacar certas recomendações com base na análise e perfil dos clientes, definindo quais os produtos mais procurados e focados para cada perfil.
    Com a análise de padrões de utilização de um serviço ou preferências de certos produtos, é possível fazer recomendações de produtos e/ou serviços semelhantes.
    Um caso reconhecido de uma marca que utiliza imenso a previsão é a Netflix, que recomenda conteúdos com base no histórico de cada cliente.

  5. Chatbots e Assistentes Virtuais
    De certeza que já lhe aconteceu entrar num site e surgir de imediato um chat de conversação. Estes chats são sistemas autónomos criados para comunicar com os utilizadores sem a intervenção humana. Deste modo, as empresas interagem com os seus clientes de uma forma direta e eficaz, permitindo a diminuição dos custos e
    personalização constante das mensagens para cada pessoa.

  6. Análise de voz e imagem
    As ferramentas e aplicações da Inteligência Artificial evoluíram até nas soluções de reconhecimento de voz e imagens, como conseguimos ver por exemplo com o desbloqueio da maioria dos smartphones atuais, com o desbloqueamento por face ID.

    O software de gestão da D4B tem já há algum tempo uma aplicação da Inteligência Artificial, com mecanismos de Machine Learning e Big Data, tornando o processo de gestão de cada negócio muito mais fácil e intuitivo!