Os NFT trouxeram grandes oportunidades para as empresas se destacarem perante os seus públicos-alvo.
O primeiro NFT, como sigla, significa “Non-Fungible Token”, de que há registo foi criado em maio de 2014.
A palavra token significa que é não fungível e o oposto de “não fungível” é “fungível”, o que significa que é substituível, ou seja, tudo o que for não fungível não tem capacidade de ser substituído.
Assim, um NFT é uma representação digital de qualquer ativo que é único ou irrepetível e insere-se numa blockchain, de forma a comprovar a autenticidade do seu conteúdo e o registo do seu proprietário. E os NFT não representam apenas imagens, porque podem ser músicas, textos, vídeos e muito mais e até podem ser usados em qualquer contexto que envolva registos.
Na prática, um NFT consiste num código informático que certifica a autenticidade e propriedade de um conteúdo digital, não significando que não existam cópias do mesmo.
No entanto, as compras destas representações digitais são sempre feitas com recurso de cripto moedas.
Com toda a popularidade dos NFT nos últimos tempos, estas tecnologias digitais são também uma mais-valia e oportunidade para as empresas, que podem criar e vender os seus próprios NFT.
Oportunidades para as empresas:
- Permitem que as empresas aceitem pagamentos em cripto moedas sem necessidade de muitas configurações;
- Aumento do fluxo de caixa rápido para possibilitar a expansão do negócio;
- Aumento do reconhecimento da marca e a fidelidade do consumidor;
- Criação de uma fonte de rendimento passivo com as royalties, ou seja, sempre que alguém revende um NFT, o seu criador recebe uma parte dessa venda;
- Preparar os negócios para entrarem no metaverso.
Para tirarem um verdadeiro partido dos NFT, as empresas têm de garantir que o público quer comprar essas representações digitais. Assim, pode usar os NFT de forma atrativa para os clientes, com:
- Criação e venda de produtos de coleção
Forneça produtos e representações digitais exclusivas e colecionáveis para oferecer valor ao seu público, tal como fez o Festival Coachela que ofereceu a cada participante um NFT.
- Programas de fidelização
Presenteie os clientes com um NFT para fidelizá-los durante uma longa temporada.
- Bilhetes para eventos
Um NFT é uma forma criativa e moderna de melhorar os processos de verificação do acesso aos mesmos com opções infindáveis para posicionar a sua marca.
Desengane-se se este cenário ainda lhe parece longínquo, porque ainda ouviremos muito sobre este tema!
Acompanhe todas as tendências do mercado no blog da D4B!