Cada vez mais comum no setor empresarial, esta tipologia de ataque traduz-se numa disrupção na forma de trabalho, impedindo o cumprimento de objetivos e na possível depreciação o património imaterial da empresa e no valor reputacional da empresa/marca, por exemplo.
Para que este fenómeno de bullyng possa ser reconhecido e as suas consequências minimizadas, anote algumas tipologias de ações para evitar estes ataques, tais como:
- Responder aos clientes insatisfeitos
Quer sejam comentários ou críticas negativas dê feedback aos mesmos para evitar uma escalada de conflito. Assim, as respostas devem ser dadas sempre na ótica de tentar identificar e apaziguar posteriores desacordos.
- Ser proativo
Promover junto de clientes a recolha de feedback positivo e verificar mesmo a possibilidade de serem os próprios clientes a divulgarem esse feedback através de plataformas públicas.
- Estar atento
A empresa deverá promover uma inventariação o mais exaustiva possível de todos os canais em que os seus produtos ou serviços ou mesmo a sua atuação possa ser revista ou comentada.
- Denunciar
Caso as ações de cyberbullying tenham contornos criminosos (como extorsão, divulgação ou exposição de materiais protegidos por lei, ameaças de violência), estas deverão ser reportadas junto das respetivas autoridades competentes.
Ao colocar os seus produtos e serviços no mercado, apresentando-se nas plataformas digitais e ficando mais visível, fica também mais suscetível a possíveis ataques e comentários depreciativos por parte dos clientes. É assim necessário que as empresas estejam atentas e estabeleçam relações próximas com o seu público.