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Formas de combater a inflação no seu negócio

A inflação traduz-se no fenómeno apurado quando existe um aumento generalizado dos preços dos serviços e produtos do mercado em geral, suscitando uma perda do poder de compra.
O primeiro trimestre de 2023 trouxe-nos um aumento significativo na taxa de inflação do país, traduzindo-se negativamente na gestão financeira de várias famílias e negócios.

Hoje, apresentamos-lhe algumas formas de combater a inflação no seu negócio para que se possa preparar atempadamente.
Formas de combater a inflação da sua empresa e aumentar a respetiva rentabilidade:

1. Oferta de produtos
Como resposta à inflação, a sua empresa pode adaptar a sua oferta de produtos às condições de mercado.
Por exemplo, ao retirar do mercado os produtos com margem de lucro menor ou com baixa procura, substituindo-os por outros com maior nível de saída e rentabilidade.
Poderá também trocar as matérias-primas usadas nesses produtos por equivalentes com valores mais acessíveis ou de fornecedores com os quais consiga negociar melhores preços.

2. Custos da Produção
Um possível processo possível no combate à inflação no seu negócio poderá contrariar a maré geral, querendo isto dizer, ao invés de aumentar a sua rentabilidade e custos dos seus produtos e serviços, seguir pelo sentido contrário e reduzir os custos.
Para reduzir os seus custos deve inicialmente analisar a sua estrutura de gastos, entendendo quais são realmente investimentos necessários e os dispensáveis, e assim agir rapidamente sobre estes últimos, baixando os seus custos e, posteriormente, aumentar a sua rentabilidade.

3. Estratégias de Venda
Em períodos marcados pela inflação, surgem alterações ao comportamento dos consumidores que se retraem mais ao consumo de determinados serviços/produtos impactado pela diminuição do poder de compra.
Quando estas situações se verificam, torna-se necessário que as empresas reavaliem e adaptem as suas estratégias de venda, conseguindo aliciar a compra por parte do público.
Muitas vezes, uma estratégia utilizada é a de assumir produtos complementares com desconto, originando a sensação de poupança ao consumidor e assim incentivar a compra dos seus produtos e/ou serviços.

4. Gestão do Inventário
Uma das principais causas da inflação é o aumento dos custos de produção e aquisição de matérias-primas, aumentando a importância das empresas apresentarem uma maior atenção à gestão dos seus inventários e/ou stocks.
Desta forma, adquirir uma gestão mais cuidadosa dos seus recursos e uma estratégia de redução do desperdício vai permitir impactar positivamente o seu processo produtivo, conseguindo assim baixar os custos, aumentando consequentemente a sua rentabilidade.

5. Cobranças
É muito importante respeitar o cumprimento de prazos de pagamento e acelerar os processos de cobrança, impactando positivamente o cenário ideal para uma tesoura saudável.
Receber mais rapidamente dos seus clientes não resolve diretamente o aumento dos preços, no entanto pode contribuir para uma maior segurança financeira a fim de aguentar as oscilações do mercado.

Como se pode concluir, em épocas de inflação, uma gestão eficiente traduz-se na chave para que a sua empresa possa ultrapassar este período mais negativo, combatendo a inflação e aumentando a sua rentabilidade.