Avaliações de Desempenho das Empresas

Importância das Avaliações de Desempenho nas Empresas

As avaliações de desempenho das empresas são uma ferramenta de gestão de recursos humanos, com aplicações na perceção de todos os projetos e serviços realizados pelos colaboradores, equipas e departamentos constituintes, compreendendo e identificando os aspetos em funcionamento e os que podem ser melhorados.

E com os pontos a melhorar é também possível traçar novas estratégias para a empresa, refinando procedimentos para obter melhores resultados.

Para que possa compreender verdadeiramente a importância de implementar e manter um sistema de avaliações de desempenho no seu negócio, destacamos, neste artigo, algumas das principais vantagens:   

 

Planos de formação

Com o processo de avaliação de desempenho, é possível compreender os pontos mais fragilizados da empresa e nomeadamente das capacidades dos colaboradores responsáveis pelos processos de trabalho, que precisam de ser melhoradas.

Como o investimento na formação dos colaboradores por parte das empresas é imprescindível e ainda obrigatório (40 horas), com as avaliações de desempenho são mais facilmente apuradas quais as formações mais urgentes e necessárias de forma a se obter um bom desempenho e evitar-se desperdícios de tempo e dinheiro.

 

Comunicação Interna

O processo de avaliação do desempenho de todos os colaboradores é sempre uma boa altura para uma troca de feedback entre todos os elementos de forma eficaz, clara e honesta.

Esta dinâmica é imprescindível para as organizações, aumentando a confiança e colaboração entre as empresas e os seus respetivos colaboradores, melhorando imenso a comunicação interna.

 

Grau de evolução dos colaboradores

Numa avaliação de desempenho dos colaboradores das empresas são recolhidos dados valiosos sobre a evolução de cada colaborador.
Desta forma é possível que os departamentos de recursos humanos fiquem com informações relevantes sobre o perfil de cada profissional, destacando as respetivas competências que a empresa mais precisa nos processos de recrutamento ou mudança de cargos e postos de trabalho, encontrando os colaboradores internos que melhor cumprem esses requisitos.

Este processo aumenta também o grau de retenção dos colaboradores.

 

Cultura organizacional

Para além do que destacamos no ponto anterior, se a empresa apoiar efetivamente os seus colaboradores na melhoria dos seus pontos menos fortes, também estará a valorizar as suas competências, fazendo-os evoluir internamente.
Assim, as avaliações de desempenho potenciam a motivação e a melhoria da cultura organizacional.