As avaliações de desempenho das empresas são uma ferramenta de gestão de recursos humanos, com aplicações na perceção de todos os projetos e serviços realizados pelos colaboradores, equipas e departamentos constituintes, compreendendo e identificando os aspetos em funcionamento e os que podem ser melhorados.
E com os pontos a melhorar é também possível traçar novas estratégias para a empresa, refinando procedimentos para obter melhores resultados.
Para que possa compreender verdadeiramente a importância de implementar e manter um sistema de avaliações de desempenho no seu negócio, destacamos, neste artigo, algumas das principais vantagens:
Planos de formação
Com o processo de avaliação de desempenho, é possível compreender os pontos mais fragilizados da empresa e nomeadamente das capacidades dos colaboradores responsáveis pelos processos de trabalho, que precisam de ser melhoradas.
Como o investimento na formação dos colaboradores por parte das empresas é imprescindível e ainda obrigatório (40 horas), com as avaliações de desempenho são mais facilmente apuradas quais as formações mais urgentes e necessárias de forma a se obter um bom desempenho e evitar-se desperdícios de tempo e dinheiro.
Comunicação Interna
O processo de avaliação do desempenho de todos os colaboradores é sempre uma boa altura para uma troca de feedback entre todos os elementos de forma eficaz, clara e honesta.
Esta dinâmica é imprescindível para as organizações, aumentando a confiança e colaboração entre as empresas e os seus respetivos colaboradores, melhorando imenso a comunicação interna.
Grau de evolução dos colaboradores
Numa avaliação de desempenho dos colaboradores das empresas são recolhidos dados valiosos sobre a evolução de cada colaborador.
Desta forma é possível que os departamentos de recursos humanos fiquem com informações relevantes sobre o perfil de cada profissional, destacando as respetivas competências que a empresa mais precisa nos processos de recrutamento ou mudança de cargos e postos de trabalho, encontrando os colaboradores internos que melhor cumprem esses requisitos.
Este processo aumenta também o grau de retenção dos colaboradores.
Cultura organizacional
Para além do que destacamos no ponto anterior, se a empresa apoiar efetivamente os seus colaboradores na melhoria dos seus pontos menos fortes, também estará a valorizar as suas competências, fazendo-os evoluir internamente.
Assim, as avaliações de desempenho potenciam a motivação e a melhoria da cultura organizacional.