Vivemos numa era que muitos especialistas nomearam de 4.ª Revolução Industrial, onde a tecnologia atual, aplicada aos negócios e empresas, ainda não alcançou o potencial máximo.
A nomenclatura indústria 4.0 surge de um contínuo aperfeiçoamento de toda a maquinaria aliada aos avanços tecnológico, que permitem o aumento de toda a automação e da eficiência dos sistemas de fabrico das empresas na área da Indústria.
E como a tecnologia é um forte elemento acelerador de toda a indústria, torna-se necessário que todos os empreendedores e gestores tenham especial atenção ao desenvolvimento do negócio e implementação de novas tecnologias nas empresas para acompanharem o mercado atual.
A quarta revolução industrial resulta assim de um aprofundamento da terceira revolução industrial e caracteriza-se pelo desenvolvimento das seguintes tecnologias:
- Big Data & Advanced Analytics
Com a evolução da tecnologia e consequentemente aumento da capacidade dos computadores e redes de comunicação, houve um armazenamento da capacidade de armazenamento destes dispositivos para grandes quantidades de informação, Big Data.
Depois de armazenada, toda a informação é tratada e analisada em tempo real, a fim de facilitar todo o processo de tomada de decisões por parte das empresas.
As ferramentas de Advanced Analytics utilizam toda a informação anteriormente captada para criarem previsões e simulações, com o objetivo de antever riscos, otimizar todos os processos e auxiliar o processo de tomada de decisões, antecipando possíveis eventos futuros.
- Cloud Computing
É a tecnologia que permite o armazenamento de dados importantes em servidores que podem ser acedidos de forma remota. De salientar que para que este processo de realize é necessário apenas uma ligação segura à internet.
- Internet of Things (IoT)
É a interligação existente entre todos os aparelhos, tais como máquinas, eletrodomésticos e equipamentos, através de uma ligação segura à internet e ao auxílio de sensores de compreensão do ambiente em redor.
Todos estes objetos tornam-se então elementos dinâmicos numa rede integrada recolhendo, processando e utilizando toda a informação de forma otimizada e inteligente.
- Robótica & Automação
Cada vez mais aplicamos a robótica no contexto industrial, constituindo-se como uma peça fulcral no desenvolvimento e eficiência da indústria e produção.
Os robots colaborativos desenvolvem-se com o objetivo de otimizar a produção, atuando em tarefas monótonas e/ou perigosas, substituindo a mão humana.
E outra componente interligada ao desenvolvimento da robótica é a automação, enquanto parâmetro fundamental para aumentar a eficiência e lucratividade da empresa, com a automatização de alguns processos empresariais.
- Realidade Virtual & Realidade Aumentada
São duas tecnologias que permitem enriquecer a experiência dos utilizadores, ajudando-os a alcançarem a sua satisfação em toda a sua jornada de cliente bem como na tomada de decisão de compra.
A realidade virtual admite-se como a criação de um ambiente virtual independente do mundo real, enquanto na realidade aumentada, o mundo real é complementado com alguns componentes digitais.
- Inteligência Artificial
Esta tem o poder de usar toda a informação recolhida para otimizar máquinas, reprogramar fluxos de trabalho e identificar melhorias gerais, aumentando a eficiência a lucratividade da empresa.
Ao substituir a mão humana estará também a aumentar a eficácia e a diminuição dos recursos necessários.
Apesar do universo digital já ter sofrido uma grande evolução nos últimos anos, esta progressão não vai ficar por aqui, do qual ainda vamos ouvir falar muito deste assunto nos próximos tempos.
Desta forma, se pretende que o seu negócio também evolua positivamente é necessário que adapte a sua empresa a esta nova realidade, desenvolvendo todas as suas competências digitais.