A Inteligência Artificial (IA) faz-se presente no nosso dia-a-dia sempre que interagimos com vários tipos de tecnologia movida a IA e sabemos que essas tecnologias terão impacto nas atividades dos formadores, chegando (quase) a substituí-los.
O tipo de IA que nos referimos é a Inteligência Artificial Geral (AGI), que consegue simular o raciocínio humano, de forma tão perfeita, que é capaz de compreender um determinado contexto em que se insere e desenvolver o seu próprio raciocínio.
E no mercado de trabalho existem já várias empresas que substituíram os empregos existentes por algoritmos, robôs e tecnologia IA prevendo-se uma evolução exponencial e constante até 2025.
Contudo, apesar do avanço tecnológico, ainda é necessária a intervenção humana no que diz respeito ao desenvolvimento de competências.
Acreditamos numa interligação, entre o ser humano e as máquinas, permitindo a transformação e evolução da experiência aproximando-a do sucesso, aplicando a tecnologia da inteligência artificial nas tarefas mais burocráticas e repetitivas, libertando a mente humana desses serviços.
Num futuro próximo, a IA poderá auxiliar os formadores numa compreensão mais pormenorizada dos seus formandos, adaptando os seus processos de aprendizagem à luz das suas necessidades de cada um.
Nesta área da formação, a Inteligência Artificial será assim relevante para:
1. Compreender as necessidades dos formandos ao nível de competências e desenvolvimento.
2. Na otimização dos conteúdos formativos, de forma a identificar as informações mais apropriadas à luz dessas análises dos formandos.
3. Repensar as ofertas formativas com base na sua metodologia, selecionando os conteúdos relevantes e transformando-os num recurso de formação. Este processo será livre da intervenção humana.
Contrariamente às teorias negativistas da IA, na D4B sabemos que esta será um fator acelerador de inovação, ajudando os formadores a melhorar as ofertas formativas, como também no auxílio dos formandos a aprenderem de forma mais interativa, eficaz e personalizável possível.
Apenas assistiremos ao fim da versão convencional dos formadores para observar uma evolução qualitativa das suas capacidades e soluções disponíveis para alcançar o sucesso dos formadores e formandos.