Inteligência Artificial na área dos RH

Atualmente, a estruturação de um departamento de Gestão de Recursos Humanos (RH) é essencial nas empresas, pois afetam o funcionamento, produtividade, motivação dos colaboradores, retenção de talento e a criação de bons fluxos de comunicação.

E para otimizar os processos de gestão de recursos humanos, a Inteligência Artificial (IA) destaca-se pelo auxílio prestado em todos estes parâmetros.

No entanto, o recurso à IA coloca-nos desafios importantes, relativamente à proteção de dados e a informações dos colaboradores.

 

Mas então onde a Inteligência Artificial afeta os Recursos Humanos?

Uma das etapas onde os benefícios da IA nos Recursos Humanos fazem toda a diferença é a do recrutamento.
Procurar e contratar novos colaboradores é um processo exigente e que consome muito tempo e recursos. Assim, a IA é uma aliada fundamental no alcance de resultados muitas vezes mais eficazes e com potencial menor consumo de recursos.

 

A orientação e formação de novos talentos também adquire novas vantagens com ações de Inteligência Artificial.

Com as ferramentas digitais é possível personalizar os procedimentos de integração de colaboradores com a transmissão de informação sobre o funcionamento da respetiva empresa, bem como a atribuição e distribuição de tarefas, podendo serem transmitidas estas informações através de dispositivos móveis, como computadores e telefones.

 

E em todas as empresas, um dos maiores desafios está na retenção de talentos.

Com a IA é possível que as organizações possam acompanhar com maior frequência o nível de satisfação dos colaboradores, assim como detetar mais facilmente as eventuais necessidades de mobilidade interna.

Os inquéritos regulares e o feedback de satisfação são parâmetros importantes para a evolução positiva das empresas, permitindo que estes sejam mais facilmente envolvidos na gestão da mesma.

 

Para além da sua retenção, um outro parâmetro que beneficia imenso das novas tecnologias de informação é a área da formação. É possível assim, manter os funcionários atualizados, graças a formações remotas e diagnósticos de necessidades de qualificação. Até porque quando uma empresa aposta na formação dos seus colaboradores, também esta progride juntamente com eles.

 

Contudo, não são apenas os colaboradores que favorecem com estas dinâmicas, também as lideranças adquirem vantagens destas ferramentas.

Desta forma, a chefia de uma organização consegue perceber quais as áreas a aprofundar a nível de conhecimentos, bem como também do próprio papel de gestão de equipas, com uma maior facilidade de acesso a toda a informação e funcionamento das empresas, permitindo uma resolução de problemas dentro da organização de uma forma mais fácil, rápida e eficaz.

 

A IA é já incontornável no mundo empresarial atual, mas é um processo que carrega desafios e que exige que todos os elementos a vejam como uma ajuda interna.   

 

Devemos assim garantir o rigor durante todo o processo de tratamento de dados, a imparcialidade da sua utilização e ter em consideração que trabalhar com esta tecnologia requer também investir na sua manutenção e adequada supervisão.

 

A Inteligência Artificial, bem aplicada, pode mesmo acompanhar cada colaborador em todo o seu ‘ciclo de vida’ dentro de determinada empresa, desde o seu recrutamento e durante todo o seu percurso.