A Inteligência Artificial tem sido um assunto presente nos últimos tempos, destacando-o como um grande marco tecnológico.
Após longos períodos de pandemia, chegou agora a altura a retoma económica e a IA pode funcionar como uma ferramenta essencial para o aumento da produtividade e no crescimento da atividade e setor de negócio.
A Inteligência artificial permite agregar, analisar e organizar informação e dados importantes para as empresas, na medida em que lhes permite acompanhar o mercado, as tendências e comportamentos dos seus clientes, orientando-as para uma maior capacidade de tomarem decisões.
Destacamos que com a elevada digitação dos processos das empresas, o fluxo e entrada de informação disparou, pelo que é necessário o auxílio destas ferramentas e tecnologias para se poderem organizar essas informações e aumentar a produtividade e eficiência dos processos de gestão dos negócios.
A IA tem aplicações diretas na área dos recursos humanos e na gestão financeira e contabilística das empresas. Desta forma e através das ferramentas e softwares de gestão com Inteligência Artificial permitem que os negócios observem possíveis anomalias atempadamente e conheçam todo o processo a fim de fazerem todos os ajustes necessários e estratégicos mais rápido e eficazmente.
No que diz respeito à interação e comunicação das empresas com o exterior, nomeadamente com a concorrência, clientes e mercados-alvo, a Inteligência Artificial irá, em 2022, possuir um papel essencial e de grande destaque. Assim, permitirá que as empresas possam extrair o máximo de informações e dados necessários sobre o comportamento dos consumidores e assim, aumentar a sua liquidez de negócio.
Devemos olhar então para as automações de machine learning e da inteligência artificial como um veículo potenciador das competências dos trabalhadores e como grandes aliados no crescimento e evolução das empresas.
Neste ano, estas duas competências vão com certeza revolucionar o universo laboral como o conhecemos e potenciar os negócios na sua diferenciação e economia.
Apesar de todas as vantagens apresentadas anteriormente, uma outra vertente onde o impacto da IA é cada vez mais potente é a cibersegurança, no combate ao cibercrime.
Atualmente temos assistido a um aumento dos ataques digitais a várias empresas e instituições, como foi o recente caso da companhia de telecomunicações, a Vodafone. Estes ataques podem ser defendidos e prevenidos graças a mecanismos de IA e espera-se que nos próximos meses surjam ainda soluções ainda mais sofisticadas e seguras.
2022 será um ano em que a Inteligência Artificial ganhará terreno em todos os setores!
Interessados no assunto?
Converse connosco e saiba tudo o que precisa sobre estas e muitas outras questões!