Marketing Digital: Principais Tendências e como aplicá-las no seu negócio

Cada vez mais é impossível referirmo-nos ao Marketing sem falarmos do Marketing Digital. Este facto deve-se essencialmente à evolução drástica sentida nos últimos anos. Visualizamos dia após dia uma constante digitalização da economia, não deixando nenhum setor de atividade de lado.

Hoje é no universo digital que as marcas conquistam a atenção dos consumidores, aumentando assim o seu poder de venda e posterior liquidez. 

 

Com a crescente evolução do peso do marketing digital no mundo das empresas, acredita-se em várias inovações até ao final do ano que, até então nos custava imaginar.

Este avanço apresenta uma série de novas oportunidades para os marketeers na promoção das marcas nos setores de mercado em que se inserem.

 

Continue a ler este artigo e conheça as tendências já conhecidas para este 2022!

 

  1. Personalização

Perceber e adaptar a comunicação às necessidades do público-alvo é o que permite angariar e fidelizar clientes.

As estratégias de personalização ao aliarem-se às ferramentas de marketing digital adequadas, fornecem ao público uma melhor experiência e permitem também um aumento do sucesso das empresas.

 

  1. Pesquisas melhoradas

As pesquisas por voz são uma técnica tecnológica com grande destaque nos últimos tempos e do qual se espera um grande avanço e melhorias associadas, ao longo deste ano.

 

  1. Realidade Virtual e Realidade Aumentada

A realidade virtual e aumentada já era uma tendência, contudo houve um forte avanço com a pandemia.

As marcas recorrem a experiências tecnológicas desta índole de forma a tornarem a experiência e consumo do cliente mais satisfatório e interativo.

 

  1. Pagamentos digitais

Uma das áreas mais potenciadas pela pandemia foi a venda online de produtos e serviços. Com o aumento do número de encomendas houve também uma evolução na credibilidade e segurança dos consumidores nos meios de pagamentos digitais.

Esta grande tendência veio para ficar e promete aumentar exponencialmente a compra por impulso por parte dos consumidores.

 

  1. Valores

Empresas inclusivas e com uma forte responsabilidade social são cada vez mais bem vistas e valorizadas pelo público e por isso, será de extrema importância valorizarem as marcas e conteúdos que vão de encontro a essas preocupações, como por exemplo com a sustentabilidade.

 

  1. Privacidade dos dados

Atualmente e com a implementação da nova Lei e Proteção de Dados (RGPD), a pressão sobre a proteção da privacidade dos clientes e restrição à utilização dos seus dados é cada vez mais relevante e irá refletir-se na área do marketing.

Com os novos regulamentos relativos à privacidade de dados pessoais, assim como limitações ao uso de cookies, os profissionais de marketing irão defrontar-se com importantes constrangimentos no que diz respeito ao tipo de dados e respetiva utilização. Estes serão mais limitados para as áreas de marketing e inteligência artificial.

 

As empresas devem estar em constante aprendizagem e melhoria das suas ferramentas e técnicas a utilizar para que possam entender cada vez mais as necessidades dos seus clientes, comunicando mais eficazmente com os mesmos.

 

Se ainda não inseriu a sua marca no digital, não espere mais! Apanhe a carruagem e aventure-se nesta enorme jornada que é o marketing digital, com rumo ao sucesso!

 

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