Antes de revelarmos algumas boas práticas, a implementar em caso de ataque ransomware, aqui partilhamos uma breve explicação sobre este tipo de ataque informático e as suas consequências.
O ransomware é um tipo de ataque malware (software intencionalmente elaborado para causar danos num computador, servidor, cliente ou uma rede de computadores) muito avançado, capaz de dominar completamente um dispositivo, impedindo totalmente o acesso do utilizador e/ou até criptografar ficheiros para que não possam ser usados, colocando em causa a segurança dos dados e informações arquivadas numa empresa.
Assim, a pensar na segurança de todo o seu parque informático, damos-lhe a conhecer algumas ações a implementar para evitar um ataque de ramsonware:
- Criar backups regulares
Em ataques de ramsonware, a perda de dados é inevitável, por isso deve realizar backups (cópias de segurança) com frequência para minimizar os impactos destes ataques na sua empresa.
- Correção de sistemas
Os sistemas não corrigidos são uma porta de entrada mais facilitada aos ataques de ransomware. Assim, é fundamental implementar patches, isto é, programas informáticos elaborados para atualizar ou corrigir um software, com o intuito de melhorar a sua usabilidade ou performance.
- Treinar a sua equipa de resposta
Ter uma equipa técnica preparada é essencial na resposta a um ataque de ransomware. Deve assim, implementar e criar planos de incidentes e treinar a capacidade de resposta da sua equipa a possíveis ataques.
- Conscientização cibernética
Aposte na formação de todos os colaboradores, técnicos ou não, de forma a aumentar a consciência tecnológica e cibernética entre eles.
- Adquirir uma apólice de seguro
Evite perdas e custos mais avultados para a empresa com apólices de seguros cibernéticos, aumentando a estabilidade e eficácia de todo o processo.