Small Data vs Big Data

Small Data vs Big Data

Nos últimos anos assistimos a uma evolução digital e tecnológica exponencial, potenciada pela internet, os smartphones e um volume enorme de dados adquiridos em variadas frentes.

 

No universo empresarial, esta avalanche de dados é muito importante para as empresas com um feedback essencial para o seu crescimento e tomada de decisões.

 

Assim consideramos a dimensão dos dados nas empresas em dois grandes grupos: a Big Data e Small Data.

 

Big Data vs Small Data

 

Como o nome indica, no caso do Big Data, admitem-se grandes volumes de dados com conetividade entre diferentes hardwares, gerando um grande número de informações geradoras de valor para as empresas.

Esta geração de valor para os negócios surge com a recolha e análise dos dados, facilitando o processo de tomada de decisões mais direcionada para as empresas, aumentando a capacidade de ajustes de estratégias e um melhor conhecimento dos mercados em que se inserem.  

Como este tipo de armazenamento de dados apresenta um grande volume de informações é necessário que, do lado das empresas, exista um elevado conhecimento, velocidade e investimento para as trabalhar, sendo muito difícil de colocar em prática pelos mais comuns dos negócios.

Por outro lado, a Small Data trata a análise de um conjunto de dados de volume e formatos muito mais reduzidos, resultantes de pequenas pistas dadas pelos consumidores com os seus comportamentos.
Estas informações resultam de um ponto de partida valioso para verdadeiras e futuras oportunidades de negócio.

Como a Small Data não implica a gestão de grande volume de informação, não carece assim de grandes sistemas tecnológicos ou recursos a algoritmos sofisticados.

Assim, as empresas mesmo de menor dimensão, podem igualmente retirar informações precisas e de qualidade sobre o comportamento dos seus clientes, importantes para o sucesso e evolução dos respetivos negócios.

Neste caso, não falamos de uma análise quantitativa, mas sim qualitativa, com extração de dados já prontos para serem usados pelas empresas.

Assim, as empresas devem apostar mais em Small Data?

Com a Small Data é possível trabalhar com menores volumes de dados, obtendo informação sobre as necessidades dos clientes, antecipando tendências de um determinado mercado e melhorando a experiência dos consumidores em determinados negócios.    

Vários especialistas identificam grandes fragilidades nas empresas relacionadas com o correto tratamento de dados. A maioria das empresas não beneficia ao máximo do retorno possível do uso deste recurso, pois não possui o conhecimento necessário para o tratamento dos dados recolhidos, e porque não existem também bons sistemas e abordagens sobre como trabalhar os dados com eficiência e resultados.

Deste modo, acreditamos que no mercado empresarial atual ainda há um grande caminho para que as empresas possam conseguir extrair os verdadeiros benefícios da Big Data e da Small Data.