Tendências de Marketing Digital em 2023

Tendências de Marketing Digital em 2023

O mercado está sempre em constante mudança exigindo às empresas a capacidade de acompanhar as evoluções dos seus produtos e serviços dos seus negócios, de forma a potenciar o desejo de compra por parte dos consumidores.
Nos próximos parágrafos damos-lhe a conhecer quais as principais tendências de marketing digital para 2023, que poderão moldar o futuro dos negócios neste ano.
Tendências de marketing em 2023:

1. Inteligência Artificial e Machine Learning
Nos últimos tempos muito se tem ouvido falar sobre a ferramenta de inteligência artificial, o ChatGPT.
Esta ferramenta nada mais é do que um chatbot programado para gerar textos numa linguagem muito semelhante à que seria usada por um Humano, como também capaz de responder a perguntas, resolver problemas
matemáticos, traduzir textos e entre outras tarefas.

Existem, atualmente, um grande volume de ferramentas de AI, que se apresentam como uma mais-valia na sua estratégia de marketing, permitindo conhecer mais detalhadamente as preferências dos seus consumidores, personalizando e direcionando os seus serviços/produtos ao seu público ideal.
Estas ferramentas são imprescindíveis para a automatização de tarefas, análise de dados, criação de insights importantes, servindo de base para a criação de conteúdos, e permitindo até a criação de imagens a partir de um texto descritivo ou melhorá-las. Tudo isso para otimizar e encurtar o tempo dedicado a cada uma dessas
tarefas.

2. Experiência do utilizador
Uma das grandes tendências para este ano revela uma maior preocupação com a satisfação e boa experiência do utilizador nas suas plataformas.
Se há uns anos os sites eram carregados de informações e de imagens sem propósito, hoje privilegiamos ainda mais as imagens relevantes, fontes grandes e com conteúdos interessantes e esclarecedores sobre os serviços/produtos oferecidos.

4. Pesquisa por voz
A pesquisa por voz permite-nos otimizar o nosso tempo e elevar a nossa capacidade de multitarefas, graças à rapidez com que pesquisamos desta forma versus pela escrita.
Uma outra vantagem assenta na inclusão social que esta ferramenta adquire, sendo benéfica para pessoas invisuais e/ou com problemas motores.
Deverá assim melhorar sempre o seu conteúdo para que seja facilmente acessível por meio de comandos de voz, de forma a analisar mais facilmente o comportamento dos seus consumidores.

5. Vídeo Marketing
Em 2023, mesmo não sendo novidade, o formato de vídeos curtos mostra-se verdadeiramente relevante para os consumidores, apresentando elevadas taxas de retenção.
Apesar dos vídeos longos serem mais explicativos, os vídeos curtos respondem mais facilmente às necessidades dos utilizadores, destacando-se como direcionados para comunicar o essencial num curto espaço de tempo e facilitando a interação do público, o que leva à notoriedade às marcas e permite a divulgação de produtos ou serviços.

6. Marketing de influência
É uma das formas cada vez mais importante para chegar ao público-alvo das marcas, através dos influenciadores.
O marketing de influência é uma poderosa ferramenta de vendas, que permite às marcas chegarem com proximidade imediata aos seus consumidores.
Por isso, em 2023, selecione quais os influenciadores representativos dos valores da sua marca, contribuindo decisivamente para a confiabilidade do seu negócio.
Uma excelente estratégia passa por investir em micro-influenciadores, pois estes admitem maior nível de credibilidade e concentração em nichos de mercado interessantes ao seu setor.

7. Ativismo e Sustentabilidade
Cada vez mais as pessoas estão envolvidas em causas que consideram importantes, como a igualdade de género, direitos humanos, justiça social, mudanças climáticas, entre outros. Por isso, os consumidores mais atentos esperam que as marcas se juntem às causas e lhes deem voz.
A grande tendência consiste no facto das marcas usarem a sua voz, reconhecimento e tecnologias de forma a amplificar a luta por mudanças no mundo, no que diz respeito ao ativismo e sustentabilidade.