O impacto ambiental dos negócios e a construção por um futuro mais sustentável ocupam cada vez mais a mente dos consumidores na seleção de marcas/empresas mais sustentáveis.
Investir num negócio online traduz-se em inúmeras vantagens para as empresas, com produtos potencialmente mais baratos, entregas mais rápidas e processos de devolução mais simplificados.
Contudo, existe uma enorme desvantagem associada a este método online – o impacto ambiental que lhe é associado. Por isso, contribuir para um futuro mais sustentável passa também por preparar o seu e-commerce.
São vastas as medidas que podem transformar a sua empresa numa versão mais sustentável, mas destacamos as seguintes:
- Devoluções
As compras online implicam que os consumidores não consigam ver de perto os produtos que compram, por isso as políticas de devolução geram maior segurança, aumentando a sua compra. A desvantagem deste processo está, no entanto, nos gastos com as devoluções necessárias.
As empresas podem aperfeiçoar a transparência nas vendas online, através de recursos como imagens, vídeos de alta resolução, informação detalhada de materiais e guias de tamanhos, reduzindo assim as devoluções.
- Tecnologias
As tecnologias vieram alterar os paradigmas empresariais, ajudando as empresas a adquirir ganhos ambientais. Um desses exemplos está na capacidade de armazenamento dos dados da sua empresa na cloud, em servidores ligados entre si, não necessitando de um “data center” local.
- Entregas
Esta é talvez a etapa de todo o processo cm mais opções para uma política interna mais sustentável, porque
as embalagens utilizadas no transporte podem contemplar opções com materiais reciclados, reduzindo estes materiais apenas ao essencial, evitando o desperdício. E no transporte das suas encomendas, pode sempre aumentar o número de encomendas por deslocação, assim como tentar selecionar as transportadoras com práticas sustentáveis, por exemplo com acesso a veículos elétricos.
- Sustentabilidade vs rentabilidade
É fundamental que as empresas consigam conciliar as ações de sustentabilidade com a sua rentabilidade financeira, porque rapidamente os planos definidos se descuram. Assim, implementar políticas nesse sentido exige muito planeamento, compromisso e, por vezes, custos associados.
- Fornecedores e parceiros
Não são apenas as decisões nos processos internos que podem alavancar a sua empresa para um universo mais sustentável. Também a escolha e o cuidado com fornecedores e parceiros locais, ajudam a reduzir o custo de tempo e transporte, bem como aumentar a sua reputação no setor onde se insere.
- Metas alcançáveis
Todas as mudanças devem ser realizadas de forma cautelosa e por etapas, estabelecendo compromissos, porque mesmo as pequenas mudanças podem ter um impacto concreto e significativo.
Ao operar de forma mais sustentável irá não só atrair clientes com preocupações semelhantes à da sua marca/empresa, como é uma forma de fazer parte de uma mudança que sabemos ser hoje tão necessária.